Carregando Post...

Existe diferença entre MDP e MDF?

É muito comum que surjam algumas dúvidas durante o processo de escolha dos móveis residenciais e de escritório. As questões mais recorrentes são sobre quais materiais devem e podem ser utilizados na produção destes produtos: MDF ou MDP? Quais as diferenças e qual eu devo escolher?

Ambos os tipos, MDF e MDP, são largamente utilizados e foram aperfeiçoados ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais confiáveis e duradouros. São também conhecidos como madeiras de média densidade e apesar de apresentarem preços diferentes isso não torna nenhum deles melhor ou pior. A escolha entre estes materiais deve estar diretamente ligada a sua aplicação e os dois podem ser utilizados em conjunto.

Se a sua necessidade são móveis de madeira com design mais arredondado, é provável que lhe seja indicado o MDF. Ele possui como característica, partículas mais finas e mais compactas, que permitem mais liberdade no corte e por consequência um melhor acabamento em painéis curvos. Além disso, por se tratar de uma placa mais sólida, homogênea e menos porosa, o MDF permite também alguns tipos de trabalhos mais específicos como entalhes e lacas. Contudo, costuma ser cerca de 10% mais caro que o MDP.

A placa de MDP, por sua vez, é como um sanduíche: formada por uma placa de partículas maiores, no centro, e por duas placas mais sólidas, nas superfícies. É mais econômico devido ao processo de fabricação e apesar de parecer mais frágil demonstra grande qualidade no seu uso em base, laterais, tampos e painéis.

Apesar da semelhança com o antigo aglomerado, os avanços tecnológicos e o processo de fabricação o tornaram bem mais compactos e resistentes ao seu antecessor. As resinas utilizadas atualmente garantem uma aderência muito maior entre as partículas, o que faz com que este material seja muito resistente, sem problemas de desfolhe ou esfarelamento. Além do mais, ele é muito mais flexível do que o MDF, ocasionando assim um menor empenamento dos painéis. No entanto, o acabamento em partes curvas se torna um pouco mais difícil, não permitindo, por exemplo, cantos arredondados e entalhes.

A resistência dos dois tipos de placas de madeira é variável, pois dependem muito do ambiente e dos cuidados tomados na conservação. Contudo, é possível afirmar que tanto o MDF quanto o MDP têm ótimos resultados em testes de resistência ao calor e a umidade. Vale ressaltar que nenhum dos dois são propriamente impermeáveis, mas há sim um grau bastante aceitável de resistência.

Como vemos, a escolha vai muito além do preço e das características aparentes dos materiais e diz muito mais sobre a utilização. Se você precisa de armários ou outro móvel de madeira e preza pela personalização do acabamento, como cantos arredondados e painéis laqueados vale a pena investir em um móvel com MDF. Caso haja a necessidade de uma solução mais econômica para sua casa ou escritório prezando pelo design retilíneo a opção mais indicada é o MDP. Mas, para um resultado final desejado é importante a combinação dos dois materiais devido as suas particularidades acima listadas.

 

Alguns links interessantes sobre esse assunto estão logo abaixo.

Documentário completo – Investigação MDP X MDF

https://www.youtube.com/watch?v=dX1nxNzQGw8

 

dicas sobre a diferença de MDP e MDF

https://www.youtube.com/watch?v=7W5toXwtoe4

 

Teste de umidade entre MDP e MDF

https://www.youtube.com/watch?v=Tv_1k3k7PzU

 

 

Ficou mais alguma dúvida? Aqui na Móveis Calegari temos ótimos profissionais, capacitados para te ajudar com essa e outras questões. Venha visitar nosso show room e surpreenda-se! Teremos o prazer de atendê-lo.

Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

Categorias


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Tem alguma dúvida ou quer solicitar um orçamento?

Preencha nosso formulário de contato ou ligue-nos!

Telefone

(41) 3373-0311

Email

contato@moveiscalegari.com.br

Localização

Rua Anselmo de Lima Filho, 129 - Cidade Industrial, Curitiba - PR